segunda-feira, 30 de março de 2009

Precisa de coragem???

Inicie, seja valente e arrisque-se a ser sábio. -Horace

Se você é tímido, hesitante, ou passivo, você corre o risco de levar uma vida marcada por rotina e objetivos não alcançados. A maioria do progresso tem sido gerada por pessoas que são corajosas -- cientistas, servidores públicos, artistas e outros que não esperaram por oportunidades; eles criaram oportunidades. Então se você quer ser corajoso e imparável, aqui estão algumas formas de começar.

  1. Finja que você já é corajoso. Se você fosse trocar de lugar com alguém que é tão corajoso quanto é possível ser, o que essa pessoa faria no seu lugar? Se você já conhece alguém que é corajoso, imagine como eles agiriam. Se você não conhece alguém assim, pense em um personagem de um filme ou livro que é valente e corajoso. Passe uma hora por dia ou um dia por semana fingindo ser essa pessoa. Quando você faz isso, vá a algum lugar onde as pessoas não te conhecem e não vão ficar surpresas quando você fizer coisas que você normalmente não faz. Flua com a correnteza e veja o que acontece -- você pode descobrir que coisas maravilhosas acontecem quando você é corajoso, e você pode se convencer a levar este comportamento corajoso para seu dia a dia.
  2. Dê o primeiro passo. Sempre que você se sentir hesitante -- especialmente em suas interações com os outros -- engula seu orgulho e dê o primeiro passo. Pergunte a seus conhecidos se eles gostariam de ir ao bar no fim da rua para tomar algo depois do trabalho. Diga a uma pessoa que te atrai que você tem duas entradas para um show e você gostaria que ela fosse com você. Dê um abraço nas pessoas que são importantes para você e se desculpe por aquela vez em que você exagerou uns meses atrás. Sorria e pisque para a atendente do caixa bonita.
  3. Faça algo imprevisível. O que você poderia fazer que surpreenderia completamente as pessoas que você conhece? Usar salto alto? Saltar de pára quedas? Fazer aulas de dança? Pessoas corajosas não tem medo de tentar coisas novas, e uma das razões que fazem ser tão excitante ficar perto dessas pessoas é que elas sempre te deixam tentando adivinhar o que elas vão fazer. Você pode começar pequeno, talvez vestindo uma cor ou estilo de roupa que você não usa normalmente, ou visitando um lugar que normalmente não visitaria. Eventualmente, você pode chegar ao ponto em que suas idéias de diversão vão fazer as pessoas arregalarem os olhos quando você as contar para elas ("Sério? Rafting?" ou "Você está me zuando. Você quer comprar aquele restaurante naquela rua?").
  4. Peça o que você quer. Ao invés de esperar ser reconhecido pelos seus esforços, ou esperar que alguém considere suas necessidades, dê um passo a frente e peça. Algumas pessoas sentem que pedir por algo é ganancioso, egoísta e rude -- e é, se você pedir por algo que você não merece. Mas se alguém estiver com algo que você merece por direito, eles é que são gananciosos, egoístas e rudes. Por outro lado, qual seria a pior coisas que poderia acontecer? Eles dizerem não. A vida continua. Peça por aquela promoção ou aumento que você está esperando ( e tem trabalhado por isso). Peça por um desconto; pechinchar um pouco pode te levar longe; A frase "o que você pode fazer por mim?" é fácil de usar e pode te economizar muito dinheiro. Peça para adiar o pagamento da anuidade de seu cartão de crédito. Peça a um parente, amigo, ou até mesmo um completo estranho por ajuda ou conselho. Peça um esclarecimento se você não tem certeza do que é esperado de você.
  5. Arrisque-se. Existe uma diferença entre ser negligente e aceitar riscos. Pessoas negligentes não aceitam riscos... elas nem pensam sobre eles. Uma pessoa corajosa, por outro lado, conhece bem os riscos, e decidiu continuar com a decisão mesmo assim, pronta e disposta a aceitar as consequências se as coisas não funcionarem. Pense em um atleta que se arrisca todo dia. Eles são negligentes? Não. É um risco calculado. Você pode cometer um erro; todos cometemos. Mas falta de ação pode ser um erro também, um que te leva ao vazio e arrependimento. Para muitas pessoas, ter se arriscado e quebrado a cara foi muito mais satisfatório que não ter feito nada.
  6. Redescubra quem você é. No final das contas, coragem está relacionada com seu centro, as coisas em que você acredita. Não é sobre o que você faz, é sobre quem você é. Se você não sabe quem você é, você nunca pode ser verdadeiramente corajoso. Comece apreciando a sua singularidade. Descubra o que te faz diferente e então mostre a todos. Coloque bandeiras, chame a atenção para isso e se ame por isso, sem se importar com o que as outras pessoas pensam. Esse é o coração da coragem.
Dicas:
  • Não confunda ser corajoso com ser agressivo. Agressividade frequentemente envolve impor seus pontos de vista ou ações sobre os outros. Coragem não tem nada a ver com as pessoas ao seu redor; tem a ver com superar seus medos e tomar ação.
  • Não se preocupe com rejeição. Tente fazer seus convites aos outros acontecerem como se fossem "sem compromisso", ou seja, o contrário de um convite de sua mãe para jantar. Dessa forma, quando seu convite é recusado, aceite isso corajosamente e deixe a outra pessoa se sentindo bem com suas escolha.
  • Mesmo que exista poder em começar algo novo, sempre existe uma chance maior de falha por conta de sua falta de experiência. Aceite a falha; não é o oposto de sucesso, é um componente necessário. O contrário de sucesso é ficar parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.